Cirurgia Guiada (sem corte) é uma técnica inovadora na qual se planeja o procedimento cirúrgico por meio de um software específico para implantes. Uma maneira revolucionária, os implantes guiados representam o que há de mais moderno nas reabilitações orais.
Após a realização de uma tomografia computadorizada, os implantes são planejados milimetricamente em um programa de computador onde são cuidadosamente posicionados em um procedimento virtual possibilitando grande precisão e segurança, principalmente em situações de pouca disponibilidade óssea, que indica a melhor posição de onde poderá ser colocado o implante no paciente antes mesmo do momento da cirurgia. Em seguida, é confeccionado um guia cirúrgico que é instalado na boca do paciente no momento da cirurgia. Este guia direciona o implante corretamente dentro do osso, apenas por um pequeno ponto de entrada na gengiva, dispensando a realização de cortes. Além de confortável, preciso e seguro, a cirurgia guiada sem cortes é extremamente rápida, permite um rápido retorno às atividades normais.
A cirurgia guiada tem como vantagens o menor inchaço, menor possibilidade de dores, e menor quantidade de medicamentos pós-operatórios. Não há necessidade de sutura e o tempo de duração da cirurgia é muito reduzido. Sem contar o fato de que a prótese pode ser instalada imediatamente à colocação dos implantes. Em termos comparativos, o investimento financeiro do método sem cortes tem custo benefício excelente, visto as vantagens que possui sobre a técnica convencional.
Diferença entre a cirurgia tradicional e a guiada.
Tradicionalmente, para a realização de implantes dentários, o cirurgião-dentista pede exames como radiografias e tomografias para o paciente, para que ele possa visualizar o osso e demais estruturas anatômicas importantes como nervos e cavidades que devem ser respeitadas. Já na cirurgia guiada, o paciente faz a mesma tomografia.
A diferença entre as técnicas é que através de um programa de computador, o cirurgião seleciona, na tomografia, o local exato onde serão inseridos os implantes, diminuindo-se o risco de lesar nervos ou outras estruturas durante a cirurgia.
Após esta etapa, é feita a prototipagem de um guia cirúrgico. Através desse guia cirúrgico os implantes são inseridos no local exato do planejamento, sem a necessidade de cortes, é feita apenas uma pequena perfuração, onde é instalado também um componente cicatrizador, não havendo necessidade de sutura. Dependendo do caso, assim como na cirurgia tradicional, o paciente pode sair do consultório já com o dente ou prótese dentária já instalada no mesmo dia da cirurgia.
Passo a Passo do Implante Guiado:
-
Para que os implantes guiados sejam realizados, é necessária uma tomografia prévia dos maxilares do paciente.
-
A partir daí, os dados obtidos são transferidos para um moderno programa de computador, onde o cirurgião dentista planeja a instalação dos implantes dentários de uma forma virtual, escolhendo a posição e inclinação mais adequada, levando em consideração as restrições anatômicas do paciente.
-
As imagens da tomografia computadorizada são manipuladas em um software específico que permite o planejamento minucioso da cirurgia em três dimensões (3D).
-
A partir do planejamento virtual, o computador faz a impressão de um guia personalizado. Esse guia adapta-se perfeitamente à gengiva do paciente e é posicionado na boca no momento da cirurgia, determinando a posição precisa e ideal dos implantes dentários.
-
O dentista coloca a guia na boca do paciente e perfura a gengiva e o osso no local exato onde o implante será fixado.
-
Após o implante instalado, o paciente pode colocar o novo dente (prótese) no mesmo dia da cirurgia.
Quais as vantagens da Cirurgia de implantes guiada ?
-
Cirurgia mais simples e rápida
-
Eficiência no resultado final
-
Cirurgia minimamente invasiva sem cortes
-
Melhor cicatrização da gengiva
-
Pós-operatório com menor sangramento e praticamente inexistente.